DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO NA COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DO ARAÇÁ, MUNICÍPIO DE ITACOATIARA - AMAZONAS
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Resumo
O campus Itacoatiara do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, implantado a partir do ano de 2014, como estratégia de interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem a missão de ofertar ensino profissionalizante de qualidade, pesquisa e extensão. Esse campus recebeu uma demanda de comunitários residentes na calha do Rio Arari, que subsistem exclusivamente a partir da agricultura familiar, para a oferta de cursos de curta e longa duração e ações de extensão a serem realizadas pelo campus na comunidade, com o objetivo de resolver problemas produtivos, melhorando o valor agregado de seus produtos. Optou-se pela realização de uma visita no local com a aplicação de uma metodologia denominada Diagnóstico Rural Participativo (DRP), um conjunto de métodos que auxiliaria na determinação das potencialidades e dificuldades encontradas pelos comunitários da região acerca dos arranjos produtivos locais e atividades agropecuárias regionais. Os métodos de DRP aplicados foram: reunião problematizadora, caminhada de reconhecimento, entrevistas semiestruturadas, calendário sazonal, matriz F.O.F.A (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e o mapeamento participativo. A partir dos resultados, foi elaborado um plano de ação para ser aplicado em curto, médio e longo prazo na comunidade. Já foram realizados cursos de qualificação profissional e estão planejados para 2017 a oferta de outros com maior duração.