FOCO E ESCOPO

A revista tem por finalidade publicar artigos científicos e relatos de experiências relacionados a projetos ligados às áreas de  extensão, desenvolvidos por servidores e discentes do IFAM, bem como de outras Instituições de Ensino Superior.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista adota política de avaliação anônima no qual o aceite dos trabalhos submetidos está condicionado a pareceres fornecidos por dois pareceristas (avaliadores) diferentes indicados pela Comissão Editorial. Em caso de discordância entre os pareceres, um terceiro relator é consultado devendo emitir um terceiro parecer. Os três pareceres são então avaliados pela Editora Executiva que toma a decisão final.

Durante o processo de avaliação, os pareceres dos relatores são encaminhados aos autores para que verifiquem as críticas e sugestões e realizem as modificações que se fizerem necessárias. Os trabalhos aceitos são publicados na versão impressa da Revista e on-line na Plataforma SEER, dentro um prazo médio de oito meses.

 

PERIODICIDADE

À partir de 2020 as publicações da Revista NEXUS serão anuais em sistema de SUBMISSÃO EM FLUXO CONTÍNUO.

Poderá ser publicada mais de uma edição da revista desde que haja trabalhos aprovados suficientes, sendo no mínimo um total de 12 Artigos e/ou Relatos de Experiência disponíveis para cada edição.

Edições adicionais poderão ser publicadas, SOB DEMANDA EXTERNA, na forma de ANAIS DE EVENTOS DE EXTENSÃO, a critério do COMITÊ EDITORIAL.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

PATROCÍNIO DA REVISTA 

A Nexus - Revista de Extensão do IFAM é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. 

 

HISTÓRICO DA REVISTA 

A Nexus foi criada em 2015 por iniciativa da P´ró-Reitoria de Extensão do IFAM. A PROEX do IFAM entende que a extensão universitária é um elemento basilar da formação acadêmica que promove a interação dialógica entre Instituição e comunidade. Ao ocorrer essa interação diversos conhecimentos são produzidos, havendo a eminente necessidade que os resultados dessas ações sejam publicados e registrados para acesso livre. 

Assim, um grupo de servidores criou o projeto da Revista e com muitos esforços publicou a primeira edição em 2015. O servidor, hoje aposentando, que coordenou os primeiros trabalhos da revista foi o Msc Raimundo Vicente Jimenez. 

O nome Nexus foi escolhido pela servidora aposentanda Doraneide Tahira. O nome remete a ideia de conexão, fazendo menção a missão da extensão: conectar Instituição e Sociedade. 

Hoje a Revista Nexus é fruto do trabalho de muitas mãos que voluntariamente doam seu tempo e acreditam que a extensão é fonte não só de transmissão de conhecimento, mas também de produção de conhecimento.