BRINCANDO E CONHECENDO OS PEIXES DA AMAZÔNIA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Resumo
A primeira etapa da Educação básica é a educação Infantil em que o currículo é concebido como um conjunto de práticas que devem articular múltiplas experiências e os saberes das crianças. O nosso estudo teve por objetivo conhecer o processo de ensino e aprendizagem das crianças da Pré-escola a partir de uma ação de educação ambiental. Após a ação executada sob a perspectiva do processo de aprendizagem das crianças da educação básica, usando as espécies de peixes amazônicos e o desenho lúdico. Trata-se de um relato de Experiência com viés extensionista. Foram sujeitos deste trabalho 312 alunos de 4 a 6 anos das escolas urbanas Dirce Pinheiro, Cândida Aquino de Araújo, Sandra Braga da rede municipal de ensino - Educação Infantil na cidade de Coari-AM. Com uma abordagem temática, fomentando a alfabetização Ecológica e a Educação Infantil, através da importância deste processo. Buscou-se diversos autores como para discutir o significado e a necessidade da Alfabetização Ecológica. A metodologia utilizada é constituída pela pesquisa bibliográfica e pesquisa participativa, esta atividade de extensão gerou um Relato de Experiência, que se procedeu a partir da reflexão acerca da Alfabetização Ecológica, sob a percepção dos alunos da Educação Infantil. Na segunda etapa foi a realização da atividade lúdica de jogos e pintura. Por fim identificamos que os alunos da educação infantil, possuem conhecimento empírico sobre as espécies de peixes amazônicos, sendo uma ferramenta para associação com as atividades lúdicas propostas.