BRINCANDO E CONHECENDO OS PEIXES DA AMAZÔNIA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi
Alex Barroso de Andrade
Fabricio Filizola Souza
Jackson Mitoso Alho

Resumo

A primeira etapa da Educação básica é a educação Infantil em que o currículo é concebido como um conjunto de práticas que devem articular múltiplas experiências e os saberes das crianças. O nosso estudo teve por objetivo conhecer o processo de ensino e aprendizagem das crianças da Pré-escola a partir de uma ação de educação ambiental. Após a ação executada sob a perspectiva do processo de aprendizagem das crianças da educação básica, usando as espécies de peixes amazônicos e o desenho lúdico. Trata-se de um relato de Experiência com viés extensionista. Foram sujeitos deste trabalho 312 alunos de 4 a 6 anos das escolas urbanas Dirce Pinheiro, Cândida Aquino de Araújo, Sandra Braga da rede municipal de ensino - Educação Infantil na cidade de Coari-AM. Com uma abordagem temática, fomentando a alfabetização Ecológica e a Educação Infantil, através da importância deste processo. Buscou-se diversos autores como para discutir o significado e a necessidade da Alfabetização Ecológica. A metodologia utilizada é constituída pela pesquisa bibliográfica e pesquisa participativa, esta atividade de extensão gerou um Relato de Experiência, que se procedeu a partir da reflexão acerca da Alfabetização Ecológica, sob a percepção dos alunos da Educação Infantil. Na segunda etapa foi a realização da atividade lúdica de jogos e pintura. Por fim identificamos que os alunos da educação infantil, possuem conhecimento empírico sobre as espécies de peixes amazônicos, sendo uma ferramenta para associação com as atividades lúdicas propostas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kendy de Lima Yamaguchi, H., Barroso de Andrade, A., Filizola Souza, F., & Mitoso Alho, J. (2022). BRINCANDO E CONHECENDO OS PEIXES DA AMAZÔNIA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 5(9), 101–108. Recuperado de https://nexus.ifam.edu.br/index.php/revista-nexus/article/view/115
Seção
Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)