INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, AMAZONAS
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Resumo
O presente artigo tem por fi nalidade apresentar os resultados e relatos de experiência do projeto “Educação Ambiental nas Escolas – Ambiente nota 10”, o qual teve como objetivo construir metodologias aplicada à Educação Ambiental (EA) com interculturalidade, adequando-as para estudantes do ensino infantil, fundamental e médio das escolas da rede pública de ensino do município de São Gabriel da Cachoeira – Amazonas, visto que essas adaptações pertinentes serão necessárias para serem utilizadas posteriormente, durante a fase de implantação e institucionalização do “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM CSGC)”. Os métodos de educação ambiental utilizados foram: Ciclos de Palestras, Teatro de Fantoches e Gincana Ecológica, realizados no período de setembro de 2014 a junho de 2015. Cerca de 570 discentes de três escolas da rede estadual de ensino e do IFAM CSGC foram envolvidos, assim como houve a participação de docentes e técnicos em assuntos educacionais das referidas escolas. O projeto proporcionou a construção de metodologias flexíveis e apropriadas para atender à diversidade cultural e linguística dos alunos indígenas das séries iniciais do ensino fundamental ao ensino médio, guiado por princípios de cooperação e ação multidisciplinar entre os docentes.