ISSO TEM QUÍMICA?

Conteúdo do artigo principal

Klenicy Yamaguchi
Pedro Augusto Barroso Sena

Resumo

A química é a ciência central e suas reações e mecanismo norteiam as atividades diárias. No entanto, nem sempre os alunos conseguem ver a aplicação nas suas vidas. O presente projeto de extensão teve como objetivo divulgar a aplicação dos fenômenos químicos, utilizando materiais presentes no cotidiano. A proposta consistiu na recepção dos discentes do Ensino Médio e Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Coari-Amazonas. As atividades iniciaram com a realização de palestras expositivas, seguida da realização de práticas experimentais e atividades lúdicas. O percurso metodológico possuiu caráter qualitativo, a partir das seguintes etapas: I Recepção dos discentes, II apresentação do tema, III experimentação, IV ludicidade, V avaliação da atividade pelos extensionista. Este trabalho demonstrou a importância da química no cotidiano dos discentes e contribuiu com a associação do conhecido com o desconhecido, além de despertar o senso crítico e investigativo, uma vez que estes estão inseridos no contexto e na cultura da região. Pôde-se verificar que os alunos se sentiram motivados a aprender e a gostar mais de química, possibilitando assim sua contextualização e valorização dos conhecimentos populares dos discentes.

Detalhes do artigo

Como Citar
Yamaguchi, K., & Sena, P. A. B. (2024). ISSO TEM QUÍMICA?. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 10(14), 129–136. https://doi.org/10.31417/nexus.v10i14.278
Seção
Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.