TESTE DE CHAMA: USO DA TRANSIÇÃO ELETRÔNICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO INTERIOR DO AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O teste de chama é um procedimento capaz de demonstrar a presença de íons metálicos por meio do espectro de emissão característico de cada elemento. Este trabalho teve como objetivo contribuir para a divulgação da importância do ensino de Química utilizando a transição eletrônica dos elementos da tabela periódica no teste de chama. A atividade de extensão foi realizada pela Liga Acadêmica “O ensino de Química no contexto Amazônico” da Universidade Federal do Amazonas, com 64 discentes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Coari. O projeto apresentou metodologia descritiva exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, seguindo quatro etapas: apresentação da atividade e aplicação do pré-questionário; aula teórica sobre átomo; elementos químicos e transição eletrônica; prática experimental e avaliação da atividade. O procedimento experimental consistiu em adicionar os sais de magnésio, sódio, potássio e cobre, separadamente em uma fonte de calor, o bico de Bunsen e observação da coloração. Como resultado, observou-se que a maioria dos discentes não conhecia o experimento. Em relação à avaliação dos alunos sobre a atividade, 83% disseram que foi ótimo ou bom, sendo verde e vermelha as cores que mais despertaram o interessante. Pôde-se observar a interação dos alunos com a aula realizada, contribuindo para a consolidação de teorias químicas sobre o átomo e suas partículas.