O CUBIU (Solanum sessiliflorum Dunal) COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O cubiu é um fruto nativo da região amazônica com reconhecida propriedade nutricional e muito consumida pela população local. O objetivo deste trabalho foi promover a utilização do fruto cubiu como tema gerador no ensino de Ciências. A metodologia utilizada apresentou abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e foi realizada em 3 etapas: 1) Investigação temática, consistindo em uma aula expositiva sobre reações químicas e o cubiu, suas características, usos e propriedades biológicas; 2) Atividade experimental de determinação da vitamina C; 3) Avaliação da atividade. Na aula prática foi abordado as reações que ocorriam para determinação da vitamina C no cubiu, utilizando reações colorimétricas de iodo com amiláceos, ocasionando uma coloração azul escura intensa. Utilizou-se outras amostras do cotidiano para comparar de forma qualitativa a presença ou ausência de vitamina C. Ao final foi feito um debate em sala de aula sobre a prática para avaliar as percepções dos alunos, esclarecer as reações químicas que aconteciam e averiguar as contribuições da atividade para a aprendizagem em Ciências. Verificou-se que o tema gerador contribuiu para o processo de aprendizagem de reações químicas e oportunizou momentos de reflexão, aplicação da teoria e prática e valorização cultural dos discentes.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.