AÇÕES SOBRE PROTAGONISMO NEGRO NA ESCOLA MUNICIPAL CASSEANO SECUNDO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO LAGO DE SERPA EM ITACOATIARA-AM

Conteúdo do artigo principal

Daniele Silva de Almeida
Diana da Silva Ribeiro
Ellen de Oliveira Marques

Resumo

O estudo ora apresentado, teve como principal objetivo evidenciar a importância do Protagonismo Negro através do conhecimento e valorização da História e Cultura Afro-brasileira aos alunos de uma escola municipal. Trata-se de uma discussão em torno do desenvolvimento do projeto de extensão intitulado: Ações sobre o protagonismo negro na Escola Municipal Casseano Secundo da Comunidade Quilombola do Lago de Serpa em Itacoatiara-AM. A metodologia utilizada durante a realização do projeto foi pautada em oficinas de desenho e pintura, exibição de curtas-metragens, mostra cultural tendo como eixo central o Protagonismo Negro. Já a metodologia para o desenvolvimento do artigo ocorreu a partir de uma pesquisa bibliográfica referente a temática e abordagem qualitativa. Os resultados do projeto de extensão foram alcançados, dando visibilidade as características identitárias da escola, inserida em uma Comunidade Quilombola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva de Almeida, D., da Silva Ribeiro, D., & de Oliveira Marques, E. (2023). AÇÕES SOBRE PROTAGONISMO NEGRO NA ESCOLA MUNICIPAL CASSEANO SECUNDO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO LAGO DE SERPA EM ITACOATIARA-AM. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 9(13), 36–44. https://doi.org/10.31417/nexus.v9i13.174
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)