EXTENSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE MENTAL

Conteúdo do artigo principal

Eliany Nazaré Oliveira
Ana Beatryz Dos Santos Costa
João Walyson de Paula Cordeiro
Caio San Rodrigues

Resumo

Este artigo objetiva relatar as experiências de uma liga de saúde mental na oferta de uma disciplina eletiva em uma escola pública de ensino médio do município de Sobral-Ceará. Trata-se de um relato de experiência vivenciado no período de agosto a dezembro de 2022. A disciplina contou com carga horária de 10 horas mensais, incluída no currículo dos escolares. O conteúdo programático abrangeu dez temas relacionados à saúde mental de jovens nos eixos voltados para a automutilação, transtornos mentais, uso de álcool e outras drogas. Desse modo, a participação da liga na disciplina eletiva influenciou nos seguintes resultados: no âmbito da instituição, ao proporcionar suporte psicológico mediante a amplas abordagens lúdicas; para os estudantes, na criação de vínculos e de um espaço para expressões de sentimentos e emoções; para os ligantes, nas experiências de formação e na aplicação diversificada de abordagens metodológicas. Conclui-se assim que, a implementação da disciplina de saúde mental conduzida pela liga possibilitou a concepção de uma interface positiva entre a escola e a universidade, aproximando o cuidado em saúde mental dos estudantes mediante a instituição de ensino.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, E. N., dos Santos Costa, A. B. ., de Paula Cordeiro, J. W. ., & Rodrigues , C. S. . (2024). EXTENSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE MENTAL. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 10(14), 111–119. https://doi.org/10.31417/nexus.v10i14.277
Seção
Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)