EXTENSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA LIGA INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE MENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva relatar as experiências de uma liga de saúde mental na oferta de uma disciplina eletiva em uma escola pública de ensino médio do município de Sobral-Ceará. Trata-se de um relato de experiência vivenciado no período de agosto a dezembro de 2022. A disciplina contou com carga horária de 10 horas mensais, incluída no currículo dos escolares. O conteúdo programático abrangeu dez temas relacionados à saúde mental de jovens nos eixos voltados para a automutilação, transtornos mentais, uso de álcool e outras drogas. Desse modo, a participação da liga na disciplina eletiva influenciou nos seguintes resultados: no âmbito da instituição, ao proporcionar suporte psicológico mediante a amplas abordagens lúdicas; para os estudantes, na criação de vínculos e de um espaço para expressões de sentimentos e emoções; para os ligantes, nas experiências de formação e na aplicação diversificada de abordagens metodológicas. Conclui-se assim que, a implementação da disciplina de saúde mental conduzida pela liga possibilitou a concepção de uma interface positiva entre a escola e a universidade, aproximando o cuidado em saúde mental dos estudantes mediante a instituição de ensino.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.