UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA E A COMPUTAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O projeto intitulado "Descomplicando a Matemática: possibilidades para o ensino e aprendizado" teve a finalidade de promover a integração entre estudantes do Ensino Médio (EM), alunos inseridos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com foco nos cursos de engenharias e/ou cursos de ciências exatas e da terra, colaboradores do projeto e a comunidade em geral, através da oferta de minicursos que objetivaram auxiliar na formação acadêmica, no contexto da matemática e da computação. Além disso, os cursos de curta duração desenvolvidos no projeto constituíram uma alternativa de ensino interdisciplinar, explorando conceitos fundamentais de Geometria Analítica e Álgebra Linear e a aplicação da linguagem de programação Python como ferramenta para esse estudo. Com isso, neste projeto, realizado em 2022, foi viabilizada a redução das dificuldades e estigmas dos estudantes em relação a problemas matemáticos nessas áreas específicas. É importante ressaltar que a motivação para a realização do projeto decorreu da necessidade de incentivar os estudantes do EM a ingressarem em uma IES, auxiliá-los no embasamento teórico-matemático que poderá, eventualmente, ser cobrado em concursos públicos, além de enriquecer o conhecimento dos estudantes já inseridos no contexto universitário. Assim, a presente proposta se configura como uma alternativa de desmistificação de informações estereotipadas do Ensino Superior e estímulo aos egressos do EM à educação continuada.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.