CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS UMA REVISÃO SOBRE OS RELATOS DESSAS EXPERIÊNCIAS

Conteúdo do artigo principal

Tatiana Losano de Abreu
Ana Lúcia Sarmento Henrique
Ilane Ferreira Cavalcante
José Mateus do Nascimento

Resumo

A extensão consiste em um processo educativo, político, social, cultural, científico e tecnológico que possibilita a interação dialógica e transformadora da sociedade. O Plano Nacional de Educação 2014/2024 prevê a garantia de um percentual mínimo de 10% do total de créditos curriculares dos cursos superiores em atividades de extensão. O processo de adaptação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs - para o cumprimento dessa obrigatoriedade é chamado de curricularização. Este estudo objetivou compreender como a curricularização da extensão está sendo incorporada nos Institutos Federais – IF por meio da análise das produções acadêmico-científicas que relatam essas experiências. Foi realizado um estudo qualitativo, de levantamento do estado do conhecimento, no Repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), que identificou e analisou oito publicações que trazem a temática. A maioria dos artigos trata o tema no IF de Santa Catarina, sendo a instituição que mais buscou publicizar suas experiências.  Os trabalhos encontrados trazem duas abordagens: o planejamento do processo de curricularização; e o relato da curricularização já ocorrendo na prática. No primeiro caso, está presente a preocupação com o levantamento diagnóstico das demandas comunitárias e a construção da extensão dialogada com a comunidade. A segunda abordagem mostra as várias possibilidades da inserção da extensão nos PPPs. Destaca-se como desafio o engajamento dos estudantes nas atividades. Em geral, está presente o reconhecimento da importância da extensão para a formação humana.

Detalhes do artigo

Como Citar
Losano de Abreu, T., Sarmento Henrique, A. L., Ferreira Cavalcante, I., & Mateus do Nascimento, J. (2024). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO SOBRE OS RELATOS DESSAS EXPERIÊNCIAS. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 10(14), 49–63. https://doi.org/10.31417/nexus.v10i14.254
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal da Paraíba

Graduada e Mestre em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Também possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na área de ensino. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no campus de Guarabira-PB. Ocupou o cargo de coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do mesmo instituto por dois anos. Também atuou como coordenadora do Curso Técnico em Contabilidade integrado ao Ensino Médio por um ano. Foi membro da Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Gestão Comercial do Enade 2018 e atuou enquanto coordenadora de pesquisa e inovação no mesmo campus. Participa da equipe editorial da Revista Gestão e Organizações (REGOR), é membro e fundadora do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), núcleo atuante no brejo paraibano desde 2015. 

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. É lotada no IFRN, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), com diploma de Estudos Avançados em Teoria e História da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (2001), bem como mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Atuou na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuou como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD, no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011 e é membro de outros grupos de pesquisa como o Observatório da Diversidade e o Núcleo de Pesquisas em Educação, ambos no IFRN. Compõe a comissão editoral da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - Mulheres e Letras (2011).

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

 

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT).