O ENSINO DE QUÍMICA E O TEMA “RESÍDUOS SÓLIDOS” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS

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Filipe Augusto de Matos Araújo
Andrea Monteiro Pontes
Cláudia Magalhães do Valle

Resumo

No presente artigo é apresentado um relato do desenvolvimento de conteúdos de química na abordagem por projeto, realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, procurando demonstrar a contribuição da aprendizagem baseada em projetos a partir do tema “resíduos sólidos”. Esse tema foi escolhido por ser considerado um dos maiores causadores da degradação ambiental e, portanto, de grande relevância social. A metodologia teve um perfil descritivo, qualitativo e exploratório com trabalho de campo para observações. A análise de dados foi através de questionários e depoimentos dos participantes do estudo. Após análise dos dados pôde-se confirmar a contribuição significativa da aplicação desse tipo de projeto para os alunos, que demostraram maior interesse pela disciplina de química. Durante o desenvolvimento do projeto, constatou-se que o uso de “projetos temáticos” é um recurso didático que contribui para um aprendizado contextualizado. Isso faz com que os alunos tenham uma interação maior nas atividades apresentadas e, assim, às relacione com os seus conhecimentos prévios e adquiridos, o que rompe com a visão compartimentada e fragmentada do processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Matos Araújo, F. A., Monteiro Pontes, A., & Magalhães do Valle, C. (2022). O ENSINO DE QUÍMICA E O TEMA “RESÍDUOS SÓLIDOS” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 7(11), 69–79. https://doi.org/10.31417/nexus.v7i11.136
Seção
Artigos

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