O PROJETO DE EXTENSÃO ‘ENSINO DE SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIAS SILENCIADAS’, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O currículo do Ensino de Sociologia é estruturado em padrões epistemológicas eurocentrado. O sistema-mundo moderno/colonial é estruturado de modo a impor hierarquia e injustiça epistemológica ao ‘sul global’. A produção epistemológica e científica de autoras e autores situados ‘do outro lado da divisão internacional do trabalho’ (Spivak, 2010), e geopolíticas e corpopolíticas do conhecimento alheias ao eurocentrismo, é excluída do cânone da Sociologia, numa decisão que implica um exercício de um poder e efeitos de epistemicídio e racismo epistêmico. O Projeto de Extensão Ensino de Sociologias Silenciadas visou problematizar concretamente o cânone e o currículo da Sociologia mediante leitura e debate de textos de autoras e autores que realizam importante reflexão em Teoria Social ainda não-inclusos neste cânone. A reflexão teórico-prática do projeto baseou a crítica desconstrutiva deste currículo canônico e estruturação de elementos para reconstrução de matrizes curriculares em perspectiva pós-de-coloniais.