O PROJETO DE EXTENSÃO ‘ENSINO DE SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIAS SILENCIADAS’, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

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David Junior de Souza Silva
Anny Letícia Duarte de Souza
Emilly Patrícia dos Santos Barbosa
Isabela da Silva Parente
Reinaldo Cesar dos Santos Rodrigues Filho
Samia Kamyla Freitas Silva
Suellem Madureira Saraiva
William Lima Duarte Oliveira

Resumo

O currículo do Ensino de Sociologia é estruturado em padrões epistemológicas eurocentrado. O sistema-mundo moderno/colonial é estruturado de modo a impor hierarquia e injustiça epistemológica ao ‘sul global’. A produção epistemológica e científica de autoras e autores situados ‘do outro lado da divisão internacional do trabalho’ (Spivak, 2010), e geopolíticas e corpopolíticas do conhecimento alheias ao eurocentrismo, é excluída do cânone da Sociologia, numa decisão que implica um exercício de um poder e efeitos de epistemicídio e racismo epistêmico. O Projeto de Extensão Ensino de Sociologias Silenciadas visou problematizar concretamente o cânone e o currículo da Sociologia mediante leitura e debate de textos de autoras e autores que realizam importante reflexão em Teoria Social ainda não-inclusos neste cânone. A reflexão teórico-prática do projeto baseou a crítica desconstrutiva deste currículo canônico e estruturação de elementos para reconstrução de matrizes curriculares em perspectiva pós-de-coloniais.

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Como Citar
de Souza Silva, D. J., Duarte de Souza, A. L., dos Santos Barbosa, E. P., da Silva Parente, I., dos Santos Rodrigues Filho, R. C., Freitas Silva, S. K., Madureira Saraiva, S., & Lima Duarte Oliveira, W. (2022). O PROJETO DE EXTENSÃO ‘ENSINO DE SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIAS SILENCIADAS’, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 7(11), 43–56. https://doi.org/10.31417/nexus.v7i11.134
Seção
Artigos