O ENSINO DA GEOGRAFIA DO TOCANTINS COMO PRÁTICA DE EXTENSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO, TOCANTINS, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Matheus Miranda Shimasaki
Matheus Rodrigues Oliveira
Willianny Lemos Silva
Eliseu Pereira de Brito

Resumo

A Geografia do Tocantins em escolas públicas da região do Bico do Papagaio é um projeto de extensão desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parcerias com escolas da região. Apresentam-se os principais resultados obtidos com as atividades de extensão desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins (GEGATO). As atividades foram desenvolvidas no período de 2017 a 2020 e tiveram como foco trabalhar a Geografia do Tocantins com alunos da educação básica, no entanto este texto se atem apenas às atividades desenvolvidas no município de Darcinópolis, Tocantins. A forma de trabalhar o projeto foi por meio de oficinas e rodas de conversa com a comunidade, sempre buscando uma interatividade para construir novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, criar novas metodologias de abordagens para as práticas docentes. Levou-se conhecimentos discutidos na universidade sobre os aspectos da paisagem e produção do espaço geográficos e de diálogo nas escolas com saberes dos alunos sobre as paisagens. Foi estabelecido uma troca de saberes entre os grupos extensionistas e a comunidade, utilizando de técnicas proposta no Diagnóstico Rural Pariticipativo (DRP) sobre as pesquisas participantes e integração comunidade e instituições como o diagrama de Venn. As atividade de extensão possibilitou compreender que há necessidade de um melhor e mais amplo diálogo entre a universidade e a comunidade, aproximando conhecimentos e saberes, caminhos que podem indicar uma construção mais humana nas licenciaturas. É a universidade indo até as comunidades e aproximando o conhecimento dos contextos regionais, buscando construir diálogos sobre os problemas e pesquisando soluções para eles.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda Shimasaki, M., Rodrigues Oliveira, M., Lemos Silva, W., & Pereira de Brito, E. (2022). O ENSINO DA GEOGRAFIA DO TOCANTINS COMO PRÁTICA DE EXTENSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO, TOCANTINS, BRASIL. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 7(11), 23–32. https://doi.org/10.31417/nexus.v7i11.132
Seção
Artigos