O ENSINO DA GEOGRAFIA DO TOCANTINS COMO PRÁTICA DE EXTENSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO, TOCANTINS, BRASIL
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Resumo
A Geografia do Tocantins em escolas públicas da região do Bico do Papagaio é um projeto de extensão desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parcerias com escolas da região. Apresentam-se os principais resultados obtidos com as atividades de extensão desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins (GEGATO). As atividades foram desenvolvidas no período de 2017 a 2020 e tiveram como foco trabalhar a Geografia do Tocantins com alunos da educação básica, no entanto este texto se atem apenas às atividades desenvolvidas no município de Darcinópolis, Tocantins. A forma de trabalhar o projeto foi por meio de oficinas e rodas de conversa com a comunidade, sempre buscando uma interatividade para construir novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, criar novas metodologias de abordagens para as práticas docentes. Levou-se conhecimentos discutidos na universidade sobre os aspectos da paisagem e produção do espaço geográficos e de diálogo nas escolas com saberes dos alunos sobre as paisagens. Foi estabelecido uma troca de saberes entre os grupos extensionistas e a comunidade, utilizando de técnicas proposta no Diagnóstico Rural Pariticipativo (DRP) sobre as pesquisas participantes e integração comunidade e instituições como o diagrama de Venn. As atividade de extensão possibilitou compreender que há necessidade de um melhor e mais amplo diálogo entre a universidade e a comunidade, aproximando conhecimentos e saberes, caminhos que podem indicar uma construção mais humana nas licenciaturas. É a universidade indo até as comunidades e aproximando o conhecimento dos contextos regionais, buscando construir diálogos sobre os problemas e pesquisando soluções para eles.