PROJETO CURUPIRA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS
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Resumo
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, responsável pelo censo escolar brasileiro, houve um aumento significativo no registro do atendimento inclusivo em classes comuns de educação básica e profissional. Em se tratando de educação profissional, o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas /IFAM torna-se relevante conhecer uma vez que já vem desenvolvendo desde 2007, por meio do Projeto Curupira-Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva do IFAM, Campus Manaus-Centro, um cabedal de iniciativas inclusivas na qual se destaca a educação profissional. O presente trabalho, de natureza descritivo-expositiva, com enfoque nos parâmetros da educação inclusiva, objetiva apresentar a experiência deste projeto na área da educação profissional voltada para as PCDs. Para tanto, de um lado, destacará os aspectos mais técnicos e quantitativos, como os números de formação por tipo deficiência, cursos mais procurados, espaço físico adequado e o uso de Tecnologias Assistivas para o aluno com necessidades educativas específicas e, por outro lado, fará uma abordagem qualitativa sobre o modus operandi do projeto, sobre a compreensão contextual do paradigma da acessibilidade, sobre os aspectos pedagógicos que envolvem a educação profissional desse público, desde a figura do formador que trabalha diretamente com essa clientela; a metodologia empregada nos cursos em função deste aluno, até a forma de avaliar o conhecimento técnico adquirido. Espera-se, sobretudo, contribuir para a reflexão sobre o papel da educação profissional como meio de inclusão e empoderamento da pessoa com deficiência.