ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ASTRONOMIA

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Eduarda Rodrigues Grunevald de Oliveira
Anderson Giovani Trogello
Luciana Paula Vieira de Castro
Luciano Neves da Silva
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Resumo

Este artigo apresenta concepções de professores dos anos iniciais, participantes de um curso de formação docente, a respeito da temática Astronomia. O referido curso teve durabilidade de quatro horas para cada turma e abrangeu os tópicos: i) corpos celestes, ii) sistema solar, iii) movimentos da Terra, iv) estações do ano e v) fases da Lua. As metodologias empregadas no desenvolvimento do curso foram: i) exposição oral, ii) construção de experimentos e de modelos didáticos, iii) exposição de modelos didáticos produzidos por um dos membros da equipe extensionista. No curso foi aplicado um questionário para avaliação das concepções prévias dos professores a respeito de: dificuldades para ensinar Astronomia; identificação de obstáculos epistemológicos em figuras; representação da órbita da Terra; quantidade de fases da Lua. A metodologia de análise empregada para avaliação dos questionários foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Após a análise de 109 questionários, os resultados apontam dificuldades dos professores relacionadas à complexidade dos conceitos astronômicos (57), falta de equipamentos e recursos didáticos (67), bem como a presença de concepções alternativas de professores, relativas aos movimentos terrestres (86) e fases lunares (90).

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues Grunevald de Oliveira, E., Giovani Trogello, A., Paula Vieira de Castro, L., Neves da Silva, L., & Aparecida Meglhioratti, F. (2024). ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ASTRONOMIA. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 10(15), 29–48. https://doi.org/10.31417/nexus.v10i15.309
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anderson Giovani Trogello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, Unioeste.