ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ASTRONOMIA
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Resumo
Este artigo apresenta concepções de professores dos anos iniciais, participantes de um curso de formação docente, a respeito da temática Astronomia. O referido curso teve durabilidade de quatro horas para cada turma e abrangeu os tópicos: i) corpos celestes, ii) sistema solar, iii) movimentos da Terra, iv) estações do ano e v) fases da Lua. As metodologias empregadas no desenvolvimento do curso foram: i) exposição oral, ii) construção de experimentos e de modelos didáticos, iii) exposição de modelos didáticos produzidos por um dos membros da equipe extensionista. No curso foi aplicado um questionário para avaliação das concepções prévias dos professores a respeito de: dificuldades para ensinar Astronomia; identificação de obstáculos epistemológicos em figuras; representação da órbita da Terra; quantidade de fases da Lua. A metodologia de análise empregada para avaliação dos questionários foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Após a análise de 109 questionários, os resultados apontam dificuldades dos professores relacionadas à complexidade dos conceitos astronômicos (57), falta de equipamentos e recursos didáticos (67), bem como a presença de concepções alternativas de professores, relativas aos movimentos terrestres (86) e fases lunares (90).
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