QUALIDADE DA ÁGUA EM QUILOMBO AMAZÔNICO DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Conteúdo do artigo principal

Suéllenn dos Santos Hinnah
Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles
Rafael Hinnah
Alexandre Beluco

Resumo

A questão do saneamento básico, intrinsecamente ligada à saúde pública, enfrenta desafios consideráveis no Brasil, especialmente em áreas rurais e comunidades tradicionais. Assim, são relevantes pesquisas e ações que venham contribuir para o preenchimento das lacunas do saneamento dessas regiões. Este estudo buscou avaliar o sistema de abastecimento de água na Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus do Lago de Serpa, Itacoatiara/AM, visando à melhoria da saúde coletiva local. A pesquisa foi descritiva e exploratória, com informações de cunho qualiquantitativo, obtidas por entrevistas semiestruturadas, observação direta e coleta e avaliação de amostras de água de consumo, analisados à luz das teorias de cada tema. Visando a conscientização da comunidade sobre as características, importância e boas práticas do saneamento básico, foram realizadas ações de sensibilização e educação ambiental, via realização de encontros e diálogos. Para promover a saúde dos moradores e prevenir problemas relacionados à ingestão de água não potável, foram distribuídos filtros de barro com vela na comunidade. O sistema de abastecimento de água local é deficitário, atendendo somente uma parcela da população, em geral sem tratamento. Análises de água indicam padrões de contaminação sendo consideradas fora do padrão de potabilidade. Vulnerabilidades socioambientais na comunidade ainda persistem com desafios significativos de infraestrutura sanitária, influenciando negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. A abordagem mais eficaz para promover mudanças envolve uma combinação de várias estratégias adaptadas a contextos locais, com participação ativa da comunidade, campanhas educativas de sensibilização e conscientização, implementação de tecnologias apropriadas e gestão pública eficaz e atuante.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos Hinnah, S. ., Aparecida Santos Clemente Salles, F. ., Hinnah, R., & Beluco, A. (2024). QUALIDADE DA ÁGUA EM QUILOMBO AMAZÔNICO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 10(14), 22–35. https://doi.org/10.31417/nexus.v10i14.301
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Suéllenn dos Santos Hinnah, Universidade Federal do Amazonas

Mestre pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Futura, graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando nos seguintes temas: Saneamento básico, esgotamento sanitário e educação ambiental. Atua como coordenadora do grupo de pesquisa Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento.

Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles, Universidade Federal do Mato Grosso

Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso. Pós doutora em Educação (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação (UDE/Uruguai, revalidado pela UFAM), Mestre em Administração (MG). Graduada em Administração. Graduada em Pedagogia. Tem experiência de 10 anos atuando como Analista na área de Gestão Ambiental (Mineradora Vale), área de Recursos Humanos e Logística. Experiência como coordenadora do Curso de Graduação em Administração e como tutora presencial do Curso de Tecnólogo de Recursos Humanos na educação superior. Coordenadora do grupo de pesquisa GCIE - Competências e Interculturalidade na Educação (UFMT). Atuou como professora assistente na Universidade Estadual do Amazonas (UEA, Curso de Tecnologia em Gestão Pública). Área de interesse principal: Competências e Interculturalidade na Educação Superior. Projeto de Pesquisa em andamento (sem financiamento) - UFMT: Competências e interculturalidade na educação: nuances da literatura brasileira.

Rafael Hinnah, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, conceito CAPES 6, pela UFRGS. Mestre em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos pela UFAM (2020). Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Experiência em projetos de obras de saneamento e de gerenciamento de resíduos sólidos, avaliação técnica de obras em execução, acompanhamento de contratos e levantamentos topográficos, tratamento de água para abastecimento, tratamento de efluentes, recursos hídricos e levantamento de composição da ictiofauna na região do Médio Amazonas.

Alexandre Beluco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia, Engenheiro Civil e Bacharel em Física, é professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS e tem atuação como pesquisador na área de energias renováveis, especificamente sobre viabilidade de sistemas híbridos de geração e de armazenamento. Leciona disciplinas sobre métodos de projeto para cursos de graduação em engenharia da UFRGS e sobre métodos de projeto e pesquisa para o curso de pós graduação em recursos hídricos do IPH da UFRGS, para os quais também oferece disciplinas eletivas sobre energias renováveis e sobre o software Homer Legacy.
    Os projetos de pesquisa incluem estudos sobre sistemas híbridos hidrelétricos fotovoltaicos, sobre complementaridade energética e sobre sistemas híbridos baseados em recursos energéticos complementares, sobre sistemas híbridos de armazenamento de energia e sobre o potencial energético no litoral do Rio Grande do Sul. Também tem interesse por aproveitamentos hidrelétricos de micro e pequeno porte, pelo uso de bombas centrífugas como turbinas e de motores de indução como geradores auto excitados. Tem interesse pessoal por motores de dois tempos (e por clássicos da DKW e da Auto Union).
    É o coordenador do Grupo de Estudos sobre Energias Renováveis e Sustentabilidade e atua como revisor dos periódicos Journal of Renewable and Sustainable Energy e Renewable and Sustainable Energy Reviews, entre outros. É autor de capítulo sobre 'complementaridade energética' no livro "Solar Energy Storage", organizado pelo dr Bent Sørensen, professor emérito da Roskilde University, da Dinamarca, publicado pela Academic Press em julho de 2015. É autor de três artigos citados por Renewable Energy Global Innovations, um deles propondo um método para análise de sistemas híbridos baseados em recursos complementares, outro propondo um método para abordar a complementaridade espacial no tempo e o outro, ainda, tratando de energia disponível em pequenos gradientes térmicos.
    CO AUTOR DO ARTIGO ATUALMENTE MAIS BAIXADO NA SOLAR ENERGY!
    É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde março de 2015. É um dos líderes [juntamente com o prof. dr. Elton G. Rossini (da UERGS) e o prof. dr. José de Souza (da Fundação Liberato)] no processo de criação de um novo programa de pós graduação, em associação entre algumas unidades da UFRGS e a engenharia de energia da UERGS, dedicado à Gestão de Recursos Renováveis. Atualmente, também se dedica à organização, como editor convidado (juntamente com o Dr Jakub Jurasz, da Mälardalen University, da Suécia), de um livro com coletânea de artigos sobre 'complementaridade energética', a ser publicado pela Academic Press, com publicação prevista para o segundo semestre de 2021.