FEIRA JUSTA UMA ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE COM AGROECOLOGIA
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Resumo
O modelo de produção agrícola majoritariamente voltado às culturas de commodities é uma realidade cada vez mais presente. Torna-se importante apresentar e aproximar a sociedade a alimentos advindos de sistemas de produção vegetal sustentáveis e com garantia de segurança alimentar. O objetivo deste estudo foi realizar uma ação de extensão, denominada Feira Justa que possibilitasse a aproximação dos consumidores pertencentes à comunidade acadêmica universitária a alimentos oriundos de sistema de produção de base agroecológica, com intuito de despertar o interesse e sensibilização pelo consumo permanente de produtos com diferencial em qualidade. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Santa Helena, utilizando hortaliças cultivadas no projeto de extensão PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Os kits de hortaliças e plantas condimentares foram disponibilizados em local fixo no campus, os quais puderam ser levados pela comunidade acadêmica, mediante troca de sementes. Realizou-se seis edições da feira justa entre os meses de outubro e dezembro de 2022. Foram analisados a taxa de aceitação e descarte dos kits, bem como, a taxa de retorno e esquecimento das sementes. A ação de extensão realizada no ambiente universitário promoveu excelentes resultados, sejam os quantitativos, pela taxa de retorno, por meio da entrega voluntária de sementes em troca dos kits, chegando a 82,4%, bem como os qualitativos, uma vez que a ação referente à feira justa, despertou na comunidade acadêmica o interesse e curiosidade em conhecer o ambiente de cultivo e saber mais sobre a produção orgânica de base agroecológica.
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