PROJETO DE PAISAGISMO NO IFAM – HUMAITÁ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pensando no ambiente escolar como local onde o estudante passa grande parte do seu tempo, é importante que esse local estimule o aprendizado, a convivência e a interação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo precípuo fazer do paisagismo uma ferramenta pedagógica, trabalhando a interdisciplinaridade, contribuindo com a socialização e possibilitando agregar conhecimentos técnicos a futuros profissionais que irão compor o mercado de trabalho. O projeto foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – campus Humaitá, classificado como mesorregião Sul Amazonense. Inicialmente realizou-se um levantamento florístico no próprio Instituto Federal de espécies que poderiam ser usadas na execução do projeto, após essa etapa procedeu-se com a demarcação do espaço onde seriam implantadas as espécies ornamentais, adotando-se o uso de ripas de madeiras para que pudesse dar o formato do desenho desejado. Posteriormente a essa etapa, foi realizada a abertura das covas com o uso de boca de lobo, adotando o tamanho de 40 x 40 cm. Nesse trabalho foi possível perceber a importância da prática do paisagismo como ferramenta pedagógica na troca de saberes, além de contribuir para a melhoria de um ambiente mais verde, mais atrativo e harmonioso entre homem e natureza.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.