PROJETO DE PAISAGISMO NO IFAM – HUMAITÁ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Conteúdo do artigo principal

Ozias Da Cunha Bello
Rodrigo Santos Pinto
Cristian Grey Quinderé Gomes
José Augusto Figueira da Silva

Resumo

Pensando no ambiente escolar como local onde o estudante passa grande parte do seu tempo, é importante que esse local estimule o aprendizado, a convivência e a interação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo precípuo fazer do paisagismo uma ferramenta pedagógica, trabalhando a interdisciplinaridade, contribuindo com a socialização e possibilitando agregar conhecimentos técnicos a futuros profissionais que irão compor o mercado de trabalho. O projeto foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – campus Humaitá, classificado como mesorregião Sul Amazonense. Inicialmente realizou-se um levantamento florístico no próprio Instituto Federal de espécies que poderiam ser usadas na execução do projeto, após essa etapa procedeu-se com a demarcação do espaço onde seriam implantadas as espécies ornamentais, adotando-se o uso de ripas de madeiras para que pudesse dar o formato do desenho desejado. Posteriormente a essa etapa, foi realizada a abertura das covas com o uso de boca de lobo, adotando o tamanho de 40 x 40 cm. Nesse trabalho foi possível perceber a importância da prática do paisagismo como ferramenta pedagógica na troca de saberes, além de contribuir para a melhoria de um ambiente mais verde, mais atrativo e harmonioso entre homem e natureza.

Detalhes do artigo

Como Citar
Da Cunha Bello, O., Santos Pinto, R. ., Quinderé Gomes, C. G., & Figueira da Silva, J. A. (2024). PROJETO DE PAISAGISMO NO IFAM – HUMAITÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 10(14), 197–205. https://doi.org/10.31417/nexus.v10i14.251
Seção
Relato de Experiência