CLUBE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA EXPERIÊNCIA DE ENGAJAMENTO NA EPT

Conteúdo do artigo principal

Jose Cavalcante Lacerda Junior
Ana Lúcia Soares Machado
Maria Érica Laborda Costa
Giuliana Souza Santos

Resumo

As problemáticas ambientais, intensificadas nas últimas décadas, têm se constituído um dos maiores desafios do século XXI. Criar estratégias de conhecimento (aspecto cognitivo) e de sensibilização (aspecto afetivo) devem incidir modos e maneiras da formação de todos os cidadãos. O relato, ora destacado, objetiva apresentar as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão Clube de Educação Ambiental, desenvolvido no âmbito do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), no decorrer de 2021 e 2022. O referido projeto teve como finalidade construir práticas de Educação Ambiental que promovam sensibilização e comportamentos pró-ambientais a partir de diversas ações como formação, intervenção, divulgação ambiental e pesquisa de percepção entre os organizadores do projeto, isto é, estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, se estruturou e desenvolveu a partir de três etapas: i) encontros formativos com seus organizadores; ii) divulgação na rede social; iii) intervenção com os parceiros. Como resultado, pode-se destacar que o interesse dos envolvidos em terem acesso a conteúdos e práticas que visam a Educação Ambiental torna-se mais efetivo à medida em que tais sujeitos estejam inseridos e mobilizados em coletivos que fundamentam e orientam essa práxis.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cavalcante Lacerda Junior, J., Soares Machado, A. L., Laborda Costa , M. Érica ., & Souza Santos , G. . (2023). CLUBE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENGAJAMENTO NA EPT. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 9(13), 209–216. https://doi.org/10.31417/nexus.v9i13.190
Seção
Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.