MANDALA DOS SABERES NA SALA DE ESPERA DE MATERNIDADE OS ITIINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE MULHERES GRÁVIDAS

Conteúdo do artigo principal

Kelly Cristina do Nascimento
Fábia Maria de Lima
Flávia Alves Delgado
Maria do Socorro Alécio Barbosa
Renata Cristina Beltrão de Lima
Tereza Natália Bezerra de Lima
Betânia da Mata Ribeiro Gomes

Resumo

O profissional de enfermagem possui um importante papel na educação em saúde, podendo essa ser trabalhada de diversas formas. Nesse contexto, a Mandala dos Saberes composta por oito pilares: ancestral, presente, intuitivo, espiritual, cultural, histórico, humano e popular, constitui importante ferramenta para fomentar a discussão sobre o cuidado à gestante e a compreensão a cerca das diferentes formas de violência obstétrica. O presente trabalho objetiva compreender a experiência de discentes na realização de ações de educação em saúde voltada às mulheres grávidas, tendo como base a utilização da Mandala dos Saberes. Trata-se de um texto descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em dezembro de 2022 em três maternidades públicas de Maceió, com 60 mulheres gestantes. A ação foi realizada em quatro momentos, contando com a participação ativa de todas as gestantes. Através da Mandala dos Saberes foi possível fomentar a discussão sobre a saúde da mulher, como também permitiu a interação discente-usuário, corroborando com a criticidade e formação dos discentes participantes. Diante disso, percebe-se que a utilização de ferramentas leves com a aplicação da metodologia ativa possibilitou a construção e troca de conhecimento entre as gestantes e os discentes e, sobretudo, a gestante como ser ativo do processo de construção do conhecimento, ao incrementar durante a discussão o saber cultural e itinerários terapêuticos de cada participante.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cristina do Nascimento, K., Maria de Lima, F. ., Alves Delgado, F., Alécio Barbosa, M. do S. ., Beltrão de Lima, R. C., Bezerra de Lima, T. N. ., & da Mata Ribeiro Gomes, . B. . (2023). MANDALA DOS SABERES NA SALA DE ESPERA DE MATERNIDADE: OS ITIINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE MULHERES GRÁVIDAS. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 9(13), 98–107. https://doi.org/10.31417/nexus.v9i13.176
Seção
Relato de Experiência
Biografia do Autor

Fábia Maria de Lima, Universidade de Pernambuco

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Docente do Programa de Doutorado em Enfermagem. Universidade de Pernambuco, Campus Recife – FENSG/UPE.

Flávia Alves Delgado, Universidade de Pernambuco

Discente do Curso de Enfermagem. Universidade de Pernambuco, Campus Recife – FENSG/UPE.

Maria do Socorro Alécio Barbosa, Universidade de Pernambuco

Mestra em Ciências da Saúde. Doutoranda em Enfermagem. Universidade de Pernambuco, Campus Recife – FENSG/UPE.

Renata Cristina Beltrão de Lima, Universidade de Pernambuco

Discente do Curso de Enfermagem. Universidade de Pernambuco, Campus Recife – FENSG/UPE.

Tereza Natália Bezerra de Lima, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Enfermagem. Universidade de Pernambuco, Campus Recife – FENSG/UPE.

Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Doutorado em Enfermagem. Universidade de Pernambuco, Campus Recife – FENSG/UPE.