PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO E AS SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

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Vlamir do Nascimento Seabra
Ingrid Loren Batista Ribeiro
Núbia Vieira dos Santos

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o Programa Nacional Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC criado em 2011, no segundo mandato do governo Dilma Rousseff, que tinha o objetivo de ampliar o acesso dos trabalhadores à Educação Profissional. Neste artigo faremos a análise de 2011 a 2016, com base em fontes de dados primários fornecidos pelo Ministério da Educação no Brasil e a partir das teorias de políticas públicas, apresentamos uma análise crítica sobre as metas e objetivos propostos, demonstrando que os grandes beneficiários do programa foi o sistema nacional de aprendizagem (sistema “S), que recebeu maior quantidade de recurso. Apesar dos investimentos na qualificação de mão de obra, não ocorreu por parte do governo o monitoramento da execução das metas do programa, além da ausência de um sistema de acompanhamento de egressos, dessa forma a simples alocação de recursos sem o devido acompanhamento e avaliação dos resultados, o que podem gerar questionamentos se as metas do PRONATEC foram atingidas.

Detalhes do artigo

Como Citar
do Nascimento Seabra, V., Batista Ribeiro, I. L., & Vieira dos Santos, N. (2022). PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO E AS SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Nexus - Revista De Extensão Do IFAM, 7(11), 57–68. https://doi.org/10.31417/nexus.v7i11.135
Seção
Artigos